Reciclagem: celular

Apenas 2% dos usuários brasileiros reciclam celulares, diz estudo

Se considerados 6,5 mil entrevistados de 13 países, porcentagem chega a 3%.
Metade dos participantes da pesquisa ignora a possibilidade de reciclagem.

Um estudo realizado pela fabricante Nokia indica que apenas 2% dos usuários brasileiros reciclam seus telefones celulares quando deixam de utilizar esses aparelhos. Se considerados todos os 13 países pesquisados, esse número não vai muito além: chega a 3%.

Participaram do levantamento 6,5 mil entrevistados da Alemanha, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, EUA, Finlândia, Índia, Indonésia, Itália, Nigéria, Reino Unido, Rússia e Suécia.

Entre os participantes de todos esses países, 44% guardam os aparelhos usados em casa – se considerado só o Brasil, esse porcentual cai para 32%. Além disso, diz a pesquisa, 25% dos usuários globais doam seus dispositivos para amigos ou familiares, enquanto 16% vendem seus aparelhos usados.

Três em cada quatro consumidores nem cogitam a reciclagem desses dispositivos, enquanto quase metade ignora essa possibilidade. Segundo a Nokia, se os três bilhões de usuários no mundo devolvessem pelo menos um aparelho em desuso, seria possível economizar 240 mil toneladas de matéria prima e reduzir a emissão de gases, com efeito igual à retirada de 4 milhões de carros das ruas.

Confira abaixo como reciclar seu telefone celular:

  • Claro

A empresa recolhe em 140 lojas telefones celulares, baterias e acessórios de qualquer fabricante. Até o segundo semestre, diz a companhia, todos os pontos de venda no país terão uma urna coletora, incluindo mais de 3,3 mil de seus agentes autorizados. Segundo a Claro, todo o fluxo de reciclagem realizado pela GM&C é monitorado, desde o recolhimento dos eletrônicos até a destinação final.

  • Motorola

Os clientes dessa empresa podem devolver seus aparelhos e baterias em assistências técnicas autorizadas. Entre os motivos para a reciclagem divulgados pela empresa estão: evita a extração de metais e elementos químicos, somente nos Estados Unidos cerca de 100 milhões de celulares entram em desuso anualmente e a cada segundo cerca de 23 celulares são fabricados ao redor do mundo.

  • Nokia

Os usuários de telefones dessa fabricante podem entregar seus telefones, baterias e acessórios para as assistências técnicas listadas aqui. Na seção de reciclagem de seu site, a empresa afirma que 80% de um telefone celular pode ser reciclado.

  • Sony Ericsson

Empresa de tecnologia mais verde, segundo o ranking do Greenpeace, a Sony Ericsson recolhe telefones celulares em grandes magazines ou assistências técnicas autorizadas. Para saber quais os endereços, o consumidor pode solicitar essa informação on-line ou ligar para (011) 4001-0444.

  • TIM

Em todo o país, as lojas e revendas exclusivas da operadora recolhem aparelhos celulares, baterias e acessórios, que recebem destinação “de acordo com as normas ambientais”. Alguns Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná) têm também o programa Papa-Pilhas, que deve ser expandido para o resto do Brasil até o final do ano. Desenvolvido em parceria com o Banco Real, ele é mais abrangente: aceita também pilhas, telefones sem fio e laptops, além dos outros itens já citados.

  • Vivo

A operadora tem 3,4 mil pontos de venda e revenda que aceitam celulares, acessórios e baterias. Os itens recolhidos são encaminhados para um descarte apropriado e, segundo a empresa, o recurso obtido com esses eletrônicos vai para o Instituto Vivo. A Belmont Trading, empresa responsável pela coleta, triagem e descarte, afirma que 80% dos aparelhos são reciclados e 20% são revendidos em outros países.

link: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL642299-6174,00.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s