robô-morcego

.

.

O bicho acima é um robô em forma de morcego. Alimentado por energia solar. Ele está sendo desenvolvido por encomenda do Exército americano. E pode um dia vigiar você. O robô foi batizado de COM-BAT, um trocadilho entre “combate” em inglês com “bat”, que significa morcego. É um avião-espião com 16 centímetros. É equipado com sensores que podem colher imagens, sons e cheiros em zonas de combate urbanas ou em regiões que exijam investigação. Vai transmitir essas informações em tempo real para os militares.

O conceito saiu das forças armadas americanas, que deu à Escola de Engenharia, da Universidade de Michigan, uma verba de US$ 10 milhões para desenvolver o aparelho. Os engenheiros estão trabalhando em pequenas cameras para que o robô enxergue o que se passa em todos os lados do corpo. Uma sequência de microfones captarão o som que vem de várias direções. Pequenos sensores identificarão radiação nuclear ou gases venenosos.

Como um morcego de carne e osso, o robô terá um pequeno radar e um sistema de navegação sofisticado, para se deslocar à noite. Os engenheiros estão aperfeiçoando as baterias para manter o bicho no ar. O robô captará energia de diversas fontes, além dos painéis solares nas asas. Ele aproveitará energia de objetos que vibram ou do vento. É um conceito inovador para gerar energia para pequenos aparelhos. Como outras idéias que nasceram para uso militar, a tecnologia tem potencial para ser adaptada ao uso civil.

(Alexandre Mansur)

.

link: http://blogdoplaneta.com/colunaepoca/2008/09/18/vem-ai-o-robo-morcego/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s