Agricultura em Marte?

.

.

.

No caso de um colapso na vida terrestre, alguns defendem que os terráqueos povoem o planeta Marte. E já existe gente pensando em como tornar a vida lá possível se o aquecimento global, uma crise de abastecimento de água ou o superpovoamento nos obrigarem a mudar de endereço.

O primeiro requisito para que possamos habitar Marte é ter oxigênio para respirarmos – e hoje isso não existe. E é justamente para produzir oxigênio que um robô-jardineiro está sendo desenvolvido.

O Le Petit Prince (ou “O Pequeno Príncipe”, na tradução para o português), projetado pelo tcheco Martin Miklica, é um robô programado para produzir efeito estufa, o que seria fundamental a uma futura exploração e povoamento de Marte. Ele será programado para se locomover à procura de nutrientes no solo daquele planeta, para manter vivas as espécies vegetais que crescerão dentro de um recipiente de vidro. O equipamento contará com câmeras para registrar os locais por onde passar.

Além disso, o “Pequeno Príncipe” estará apto a enviar relatórios de suas ações e descobertas em solo marciano para outros robôs, por meio de conexão sem fio. Assim, eles poderão trocar experiências e aprender uns com os outros.

O projeto de Miklica ficou entre os 8 finalistas do concurso de criação Electrolux Design Lab 2009. A grande final ocorre em Londres, em 24 de setembro.

.

.

link: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1704230-1641,00.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s