Liga de fotógrafos escolhe melhores fotos de natureza

.

.

A Liga Internacional de Fotógrafos pela Conservação (ILCP, na sigla em inglês) selecionou 40 imagens consideradas as mais belas fotografias de natureza feitas em todos os tempos para marcar a realização de um leilão na quinta-feira.

GALERIA: www.oglobo.com.br/ciencia/fotogaleria/2010/11498/

Muitas das imagens, doadas pelos fotógrafos ou seus representantes, serão vendidas no leilão, organizado pela Christie’s em Nova York por ocasião do 40º Dia da Terra.

Entre os critérios para a escolha das fotos pelos integrantes da liga – organização que reúne alguns dos mais renomados fotógrafos de natureza do mundo – estão fatores como estética, importância histórica e científica e contribuição para os esforços de conservação.

As fotografias representam vários estilos e foram feitas num período de cem anos.

– Não foi uma tarefa fácil, selecionar apenas 40 imagens entre as indicações incríveis enviadas por alguns dos maiores fotógrafos de natureza, mas foi uma grande honra para a ILCP (receber) o pedido para liderar este projeto desafiador – afirmou o diretor-executivo da liga, Justin Black.

O leilão da Christie’s, denominado Green Auction: A Bid to Save the Earth (“Leilão Verde: Um Lance para Salvar a Terra”, em tradução livre), terá os lucros divididos entre quatro organizações ambientais: Conservation Internacional (CI), Oceana, Natural Resources Defense Council e Central Park Conservancy.

Entre as imagens estão fotos famosas do século 20 e do século 21, feitas por nomes famosos, como Ansel Adams e suas paisagens em preto e branco; o editor-chefe da National Geographic, Chris Johns; Jack Dykinga (fotógrafo de paisagem ganhador do Prêmio Pulitzer) e o documentarista submarino Brian Skerry.

– Uma das contribuições mais brilhantes da fotografia para a preservação de paisagens especiais e criaturas em todo o mundo é que as imagens conseguem mostrar os cantos mais obscuros e remotos de nosso planeta – afirmou a presidente da ILCP e fotógrafa Cristina Mittermeier.

O leilão da quinta-feira, quando se comemora o Dia da Terra, deve ocorrer na Christie’s do Rockefeller Center e contará com a participação de várias celebridades como Leonardo DiCaprio, Harrison Ford, Tobey Maguire e Salma Hayek, entre outros.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

.

Link: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/04/20/liga-de-fotografos-escolhe-melhores-fotos-de-natureza-de-todos-os-tempos-916393989.asp

Deixe um comentário