Artista constrói sua casa com materiais naturais

.

.

.

.

O artista Patrick Dougherty, conhecido por suas esculturas feitas de troncos de árvore e galhos entrelaçados, gosta de dizer que a sua primeira grande obra foi a própria casa. Construída com madeira herdada de um velho celeiro, árvores caídas e pedras encontradas no entorno do terreno, o imóvel, que começou como uma cabine de apenas um quarto, é a sua única obra permanente. As demais peças, feitas para adornar jardins, são desfeitas em poucos meses pela ação das chuvas e dos ventos, devido aos materiais usados, de baixa resistência. Recentemente, ele esteve no Brasil, de acordo com o The New York Times, a negócios.

Dougherty tinha 28 anos e trabalhava na Força Aérea na área de administração hospitalar quando comprou o terreno para construir a sua casa, em 1973. O terreno custou US$ 10 mil na época. Seu sonho era construir uma casa, e, por isso, começou a estudar sozinho técnicas de construção, através de livros e guias práticos publicados nos anos 70.

– Eu não entendia muito sobre construção, e me sentia intimidado com o que as pessoas já tinham construído – disse ele – Além disso, queria enfrentar, sozinho, os problemas. Foi uma importante passagem da minha vida, porque encontrei meu caminho através da casa. Foi uma verdadeira aventura.

Com 36 anos, ele voltou para a universidade, ingressando num programa de pós-graduação em Arte na Universidade da Carolina do Norte, a 10 minutos de casa. Seu primeiro trabalho, feito com troncos emaranhados, deixou os seus professores surpresos. Desde então, ele fez mais de 200 surpreendentes esculturas, como tocas de lã e trançados selvagens, laços gigantes, ninhos e casulos. Criou bosques de árvores de fios naturais emaranhados e também fez interferências no entorno de edifícios.

Patrick Dougherty usa a casa como laboratório de novas ideias. Afinal, como ele mesmo diz, sua maior paixão é pela arte de construir. O próprio escultor colhe o material para erguer seus projetos.

Sua casa de madeira é tão atraente e artística como uma das suas esculturas. Os tetos são folheados com varas dispostas em forma de ziguezague. Os galhos são recolhidos pelo próprio artista, assim como as pedras, usados como revestimento de paredes e cercas, enquanto as calhas da casa são feitas com troncos de árvores encontrados pelo chão.

.

Link: http://oglobo.globo.com/economia/morarbem/mat/2010/10/11/artista-colhe-pedras-madeira-de-um-velho-celeiro-troncos-de-arvore-encontrados-no-chao-para-construir-sua-casa-922764222.asp

Anúncios

Um comentário sobre “Artista constrói sua casa com materiais naturais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s