Fundador do PayPal e investidor do Facebook aposta na criação de cidades flutuantes

“movida a diesel”??????? Pq???

.

.

.

A ideia de se viver em cidades no meio do oceano pode parecer mirabolante. Mas o bilionário Peter Thiel aposta neste novo modelo de habitação. Depois de fundar o serviço de pagamentos on-line PayPal, em 1998, e ser o primeiro a investir no Facebook, em 2004, quando a rede social nem sonhava em ganhar o mundo, o empreendedor doou, em dezembro do ano passado, mais de um milhão de dólares para o Seasteading Institute, organização sem fins lucrativos voltada para o projeto de construção de comunidades flutuantes. Confiante, Thiel é o líder dos investimentos na ONG.

O instituto espera lançar a parte comercial do projeto, com escritórios flutuantes, a partir da costa de São Francisco, nos EUA, no ano que vem. A comunidade onde as pessoas viveriam em tempo integral é prevista para daqui a sete anos. Estas cidades seriam construídas sobre plataformas como as de petróleo, e situadas em águas internacionais, que não pertencem a nenhuma nação e, portanto, não seguem suas regras.

O Seasteading Institute foi fundado em 2008 por Patri Friedman, neto do economista Milton Friedman. O objetivo da ONG é possibilitar que “dezenas de milhões de pessoas” possam viver em águas internacionais até 2050, conforme informação do site do instituto. O projeto envolve uma estrutura móvel de 12 mil toneladas, movida a diesel, com espaço para 270 moradores. Essas estruturas podem ser ligadas umas às outras.

O reconhecimento internacional destas “mininações”, apesar tudo, poderá ser ainda mais complicado do que a construção. O Principado de Sealand, por exemplo, na costa do Reino Unido, que se autointitula um Estado soberano, não é reconhecido por qualquer país ou instituição internacional.

.

Link: http://oglobo.globo.com/economia/morarbem/mat/2011/08/25/fundador-do-paypal-investidor-do-facebook-aposta-na-criacao-de-cidades-flutuantes-925214302.asp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s