Materiais reciclados ganham novos significados na exposição ‘TR3S’

A exposição TR3S pode ser conferida na Sergio Gonçalves Galeria, no centro do Rio, até 31 de maio. A mostra apresenta os trabalhos dos artistas Raimundo Rodriguez, Felipe Barbosa e Carlos Aires, que através de diferentes linguagens versam sobre uma temática cada vez mais em voga: o reaproveitamento. Três artistas, três vertentes, três maneiras diferentes de encararem aquilo que é facilmente descartável pela maior parte da humanidade. Não para esses três artistas.

 Raimundo Rodriguez apresenta sua obra baseada em suas pesquisas com latas. Chamada de Latifúndio, essa série do artista é apresentada num grande painel, que a primeira vista parece único, mas que, com um olhar mais atento, nos mostra as subdivisões propostas pelo artista. Atualmente, o trabalho de Raimundo Rodriguez ganhou destaque nacional no cenário da novela “Meu Pedacinho de Chão”, da Rede Globo, onde o artista é o diretor de arte e montou uma cidade cenográfica inteira feita de lata, remetendo ao material utilizado por antigos brinquedos do século XIX.

 Felipe Barbosa leva seus trabalhos feitos com bolas de futebol, onde desconstrói e cria novo signficado para a redonda, criando um diálogo entre o mundo das artes e do esporte. A série, iniciada em 2003, apresenta painéis que dão formatos geométricos as bolas, descosturando os hexágonos de couro sintético e tornando-os planos.

 A partir de cédulas antigas de diversos países, Carlos Aires mostra em seu trabalho que esse papel pelo qual tanta desgraça acontece, pode subitamente perder valor e ficar esquecido pelos cantos, mesmo que impregnados do sofrimento causado a tantos.Inspirado pelos desastres econômicos, Aires reaproveita o papel moeda e transforma em arte.

 Com curadoria de Sergio Gonçalves, a exposição TR3S faz parte do calendário do CIGA 2014 – Circuito Integrado das Galerias de Arte, onde mais de 40 instituições culturais, museus e galerias – espalhados por sete bairros da cidade – abrem suas portas com uma programação especial de vernissages, exposições, visitas a ateliês, performances, palestras e conversas com artistas e curadores.

 A entrada é gratuita.

SERVIÇO:

Exposição: “TR3S”

Artista: Raimundo Rodriguez, Felipe Barbosa e Carlos Aires

Curador: Sergio Gonçalves

Local: Sérgio Gonçalves Galeria

Endereço: Rua do Rosário 38 – Centro

Telefone: 2263-7353

Abertura: 17 de maio de 2014

Encerramento: 31 de maio de 2014

Horário: de terça a sexta, das 11h às 19h e sábados das 11h às 18h

Link: http://www.blahcultural.com/rj-materiais-reciclados-ganham-novos-significados-na-exposicao-tr3s/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s