Rolhas de garrafas de vinho são reaproveitadas e usadas para a pintura de enormes retratos

O artista de Chicago, Scott Gundersen, desenha belos retratos, mas os seus desenhos passaram a outro nível quando ele resolveu reaproveitar rolhas de vinho descartadas para ‘pintar’ seus quadros. Gundersen coleta e armazena as rolhas em seu estúdio, todas em seu estado final, para que possam ser aproveitadas e dar diferentes tonalidades de pele a seus personagens.

Todos os retratos têm início como grandes fotografias que o artista captura de seus personagens. A partir daí elas são usadas como referência, enquanto ele passa o retrato para um tamanho maior, redesenhando-o com lápis. Depois de sombrear e contornar, ele começa o trabalho com rolhas.

Como existem muitas rolhas em torno de seu estúdio, Gundersen as separa por cor, com um lugar específico para cada uma. Depois de analisar o retrato, o artista determina qual tipo de tonalidade será necessária. Já usando as rolhas para ‘pintar’, ele passa a dar a dimensão do rosto, do cabelo e do pescoço da pessoa em questão.

As rolhas são fixadas de modo que fiquem bem firmes e juntas no suporte do retrato. A obra gigante de 96×66 polegadas de Grace, por exemplo, fez com que o artista ficasse 50 horas para concluir a obra depois de utilizar 9217 rolhas.

Gundersen disse que optou pelo uso das rolhas para chamar a atenção sobre a importância de reciclar e pregar a sustentabilidade pela arte. A rolha, desde que foi criado um novo padrão para o engarrafamento do vinho há poucos anos, passou a ser substituída por modelos de plástico e tampas de rosca. A indústria do vinho tem afetado as florestas do Mediterrâneo, de onde o material para as rolhas era retirado.

Curta a seguir o vídeo sobre como o artista produziu sua peça “Grace”, visite seusite para maiores informações sobre sua produção ou o acompanhe em sua página no facebook.

Link / imagens: Google

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s