A casa-barco sustentável que navega por um rio poluído em Nova York

No meio do Brooklyn, bairro de Nova York, o Gowanus Canal pode ser considerado uma espécie de Tietê. Mas em seus 2,9 km de extensão, não é só a poluição que navega. Jerko é um barco-casa reformado pelo entusiasta da sustentabilidade Adam Katzman, de 29 anos. No canal há dois anos, a embarcação funciona como uma casa comum, com sala, cozinha e banheiro, mas com uma detalhe: é totalmente autônoma.

O Jerko começou como um projeto experimental de sustentabilidade e a ideia inicial era habitá-lo pelo período de um ano. No barco, a energia é captada por painéis solares, a água utilizada é nada menos que água da chuva filtrada e os resíduos do banheiro são armazenados de forma seca, sem que haja o uso de esgoto. A autonomia da casa, que tem 32 metros quadrados, vai além: Katzman mantém uma pequena horta, de onde retira vegetais e temperos para sua alimentação.

Com dois andares, o Jerko foi pintado para se parecer com um palhaço e sua reforma contou principalmente com objetos reciclados. Para auxiliar na oxigenação e despoluição do rio, Adam Katzman mantém ainda uma extensão feita de bambu, em que carrega plantas. A pequena embarcação foi comprada pelo preço simbólico de US$ 1 de uma família que morava na região.

Experimentos como esse mostram que é possível usar a tecnologia para viver de forma sustentável, sem exigir demais da natureza.

Todas as fotos © Elizabeth Weinberg

Adam Katzman não está sozinho na empreitada de buscar uma vida sustentável. Conheça 10 ecovilas e comunidades que buscam viver de forma inteligente – clique aqui para acessar.

Link

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s